1 - Cleópatra e Nefertiti eram adeptas do vermelho
Engana-se quem pensa que, na Antiguidade, os esmaltes ainda não tinham espaço: na época do Egito Antigo, as mulheres que não faziam parte da realeza recorriam à henna preta para destacar as unhas, enquanto as rainhas já coloriam a pontinha dos dedos com cores mais vibrantes. Dentre as poucas tonalidades que existiam nesse período, o vermelho já chamava atenção e aparecia como o favorito de Cleópatra e Nefertiti - a primeira investindo quase sempre nas tonalidades mais escuras, e a segunda no tom de rubi.
2 - Vermelho era usado para distinção social entre os chineses
Assim como acontecia no Egito Antigo, os esmaltes mais marcantes também ajudavam a delimitar a hierarquia social na China - e o vermelho, novamente, aparecia nos dedinhos das mais privilegiadas. Ao lado dos esmaltes prateados, os tons avermelhados indicavam que as mulheres que os exibiam nas unhas ocupavam alguma posição de prestígio na sociedade.
3 - Cor também fez parte da primeira leva de esmaltes
Foi na década de 1920 que o esmalte passou a ganhar mais destaque e a aparecer do jeito que é conhecido hoje em dia. A maquiadora Michelle Menàrd foi quem o desenvolveu, tendo como maior inspiração as cores das tintas usadas em carros. Dentre as primeiras tonalidades do produto, um dos maiores destaques foi o vermelho, que passou a aparecer combinando com o batom no look das estrelas de Hollywood e entre as esmaltemaníacas mais antenadas da época.
4 - Esmalte foi sucesso entre as estrelas de Hollywood
As famosas sempre indicam tendências no mundo da beleza: seja nos cabelos, na maquiagem ou nas unhas. Com o esmalte vermelho não poderia ser diferente. Um dos motivos que ajudou a popularizar a cor na pontinha dos dedos foi o uso dela pelas estrelas. No século XX, famosas de renome como Rita Hayworth e Jan Harlow, eram adeptas da tonalidade nas unhas das mãos e dos pés e fizeram sucesso com a manicure avermelhada.
5 - Vermelho era a cor principal da meia-lua
A nail art meia-lua surgiu entre os anos de 1920 e 1940 e, ainda hoje, chama atenção nas unhas das adeptas do estilo. Hoje é possível fazer diversas combinações de cores, mas, na versão inicial, a tradição era deixar a unha toda esmaltada com vermelho - cor queridinha da época - e a parte côncava sem nenhum esmalte.
6 - Versão com acabamento cintilante foi tendência nos anos 1990
Além dos esmaltes escuros, característicos do estilo grunge que marcou os anos 1990, o vermelho também continuou como destaque entre as esmaltemaníacas. Mas, em vez de aparecer com o acabamento cremoso ou fosco, ele chamou atenção com o moderninho acabamento cintilante - que deixava a cor ainda mais glamourosa com as nuances brilhosas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário